quinta-feira, 8 de julho de 2010

Sketch de comédia Cristã - Jó Climber

Este Texto foi uma mistura da Sketch "Joseph Climber" da cia de teatro Os Melhores do Mundo com a história bíblica por todos conhecida do livro de Jó, procurem no Youtube para terem uma noção, vale a pena, é realmente genial.



O Objetivo é usar a comédia como evangelismo, possui aproximadamente 7 minutos, feita com 2 atores, um vai narrando e o outro interpretando a história.

JÓ CLIMBER

As pontes que nos ligam às soluções são sempre bem mais próximas que pensamos. Existem pessoas que não se abatem por nada, até os mais terríveis obstáculos são vistos como novos e maravilhosos desafios porque esta é a vontade de Deus. O Brasil está repleto de exemplos assim. E hoje conheceremos o mais impressionante de todos os exemplos que encontrei em minha pesquisa, estou falando obviamente dele, do jovem Jó.
Jó nosso exemplo vivo do programa “A vida é uma caixinha de surpresas.”

Nossa história começa muito cedo, quando Jó, casado com uma esposa maravilhosa, 7 filhos e 3 filhas que lhe davam muito orgulho, também possuía 7.000 ovelhas, 3.000 camelos, 500 juntas de bois, 500 jumentas e muitos e muitos servos, o homem mais rico do Oriente. Jó um homem sincero, reto, temente a Deus e se desviava do mal.

Mas a vida é uma caixinha de surpresas e em uma bela manhã de Sol, Jó estava tranquilamente a conversar com Deus. Quando como quem não quer nada Satanás aparece na conversa. Deus, com muito orgulho de Jô, pergunta a Satanás se ele havia observado Jó, pois não havia na Terra homem mais íntegro e temente a Deus.

Satanás, malandro que acha q é, diz que Jó somente se portava desta maneira pois tinha tudo que queria, se Deus retirasse tudo era certo que Jó blasfemaria contra Deus e em uma bela manhã de Sol, Deus autoriza Satanás fazer o que quisesse menos tocar na vida de Jó.

Qualquer um ficaria chateado, desmotivado, abatido, mas não Jó que continuou a adorar e glorificar a Deus.

Mas, nem tudo são flores na vida de Jó, pois a vida é uma caixinha de surpresas e em uma bela manhã de Sol, estava Jó andando tranquilamente pela sua propriedade quando lhe vem a notícia de que o teto da casa de seu filho mais velho havia caído devido à um vendaval e matado todos os seus filhos.

Qualquer um de nós ficaria chateado, desmotivado, sem vontade de cantar um belo louvor, mas não Jó que continuou glorificando e adorando a Deus. “Aleluuuuia”

As coisas nem sempre são bênçãos na vida de um crente onde a vida é uma caixinha de surpresas e na mesma e bela manhã de Sol, Jó recebe a notícia que a vaca foi para o brejo e toda sua junta de bois e jumentas fora queimada pelo fogo.

É evidente que qualquer um de nós ficaria chateado, desmotivado, quem sabe um pouco jururu, mas não Jó, um exemplo que não se deve desistir nunca, Jó continuava adorando a Deus.

Mas a vida, ah a vida, é uma caixinha de surpresas e em naquela mesma bela manhã de Sol, estava Jó tranquilamente recebendo a notícia de que todo o seu rebanho fora roubado pelos Sabeus... “Peraí? Não foram só os bois?” Na verdade não, os bois e todo seu rebanho foi roubado pelos Sabeus, seu servos tentaram evitar e foram mortos também. “Vixi...” E não é só se você ligar agora ainda vai ficar sabendo que Fogo do céu mataram suas ovelhas, os Caudeus roubaram seus camelos.

Qualquer um de nós ficaria chateado, desmotivado, virado no jiraia mas não Jó, que continuou adorando e glorificando a Deus. “Vai lá Deus.” E neste momento rasgou seus mantos. (para Jó) Não faz isso! Nós estamos em uma igreja, e esta roupa é cara! (de volta pra platéia) raspou sua cabeça. (entregando uma gilete pra Jó) Este pode, vai lá. “Tá louco?” e prostrado em terra adorou a Deus.

Esta vida, eita esta vida é uma caixinha de surpresas e em uma bela manhã de Sol, na mesma bela manhã de Sol, Jó careca, pelado e completamente pobre, quase um corinthiano, se encontra com sua amada esposa que num surto de raiva e ódio, talvez causado pela famosa TPM talvez causado pela raiva de ter perdido todos os bens briga com ele na intenção de que ele amaldiçoasse a Deus.

Tenho certeza que muitos de nós, muitos mesmo, ficariam chateados, desmotivados, quem sabe até viraria EMO, mas nós estamos falando de Jó um dos maiores exemplos de força e perseverança do Velho Testamento e Jó continuou adorando e glorificando a Deus.
Jó continuou seguindo adorando à Deus, mesmo quando sua esposa e seus amigos o deixaram na rua da armagura.

Mas a vida é uma caixinha de surpresas e em uma bela manhã de Sol Jó estava tranquilamente a passear pelas ruas a chutar pedrinhas quando ao chutar uma pedra amaldiçoada contrai uma terrível doença que se apodera totalmente do seu corpo, a lepra toma conta de todo ele e vai o dominando, a coisa ficando séria, as feridas aflorando, virando uma mortadela vencida.

Qualquer um de nós ficaria chateado, qualquer um de nós ficaria desmotivado, qualquer um de nós teria um momento Amy Winehouse, mas não Jó que continuou louvando e adorando à Deus.

Ao ver tamanha dedicação, Deus se compadece e se orgulha de Jó “eu confio no meu redentor que viveeeee” e como está escrito em Thiago 1:12 “Felizes são aqueles que passam por provações, pois quando são aprovados recebem a coroa da vida que é prometida pelo Senhor àqueles que o amam.”

2 comentários:

  1. Apresentação dia 27 de julho em Jandira - Estréia de Aline...

    ResponderExcluir
  2. Eeeeeeepa!! Tudo tem limites! Nem se compara ao Pedrinhho mas eu adorei fazer!! :)

    ResponderExcluir