quarta-feira, 21 de julho de 2010

O Tribunal

A cena se passa em um tribunal, 5 personagens ACUSADO, NARRADOR, JUIZ, JESUS e SATANÁS dá para ter uma levada musical para marcar rítmia e dar ênfase a partes dramáticas. O NARRADOR entra e narra a história do palco como se estivesse apresentando um programa de Tv.

NARRADOR - Se esta noite você estivesse em um tribunal no céu, para definir sua morada eterna, você enfrentaria a Jesus Cristo como teu juiz ou enfrentaria como seu salvador? Há muitos que não sabem bem ao certo qual seria o veredicto então vamos imaginar por um momento você estando morto no tribunal da eternidade.

Entra algemado, com roupas de presidiário o ACUSADO, de preferência pelo meio da platéia e senta-se de costas para a platéia de frente para o púlpito.

NARRADOR - Bem a sua frente há uma estrutura massiva e intensa, é ali que seu destino será determinado bem diante do juiz. Uma voz forte diz que este tribunal está em sessão e sua adrenalina começa a correr, olhando nos olhos de quem consegue ver através de sua alma está Deus Pai, seu juiz.

Entra e vai até o púlpito DEUS, vestido de juiz, entra encarando o ACUSADO, olhando nos olhos. Depois de DEUS entrar e ir até o púlpito, entra o SATANÁS, usando terno, gravata como um promotor de justiça.

NARRADOR - A sua esquerda atravessando a sala é a própria encarnação do pecado, saindo das sombras da condenação seu pior pesadelo vem andando. No seu rosto se vê a própria maldade, seus olhos fixos na sua destruição inferno, você acabou de ser introduzido ao seu promotor de acusação, nada menos que o próprio Satanás.

A Bíblia diz que ele é o acusador dos fiéis então adivinhe o que ele vai fazer, ele vai acusá-lo de todos os pecados e ele conhece a todos, tanto os novos quanto os antigos, ele está preparando seu caso há anos e agora o momento de ouro é dele. Com arrogância ele apresenta seu caso ao juiz e isso soa mais ou menos assim.

SATANÁS – Deus você vê este pedaço de lixo inútil que está ali, ele se apresenta ao tribunal. Este aí cometeu adultério, amaldiçoou seus vizinhos, roubou dinheiro, entrou nas drogas, álcool e muito mais. Este ser sem esperança ainda traiu seus amigos, mas o que esta cara culpada não pode negar é que sem dúvidas é culpado e merece ser condenado ao inferno eternamente.

NARRADOR - As palavras de acusação ainda ecoavam e todos os pecados jogados na sua cara, e Deus abre o livro com todo o seu histórico escrito e revê suas ações de desgraças.

DEUS – O livro diz que você fez isso, isso, isso e tudo isso que você é acusado hoje, antes que eu te condene ao inferno para sempre há alguma outra coisa que você gostaria de dizer?

NARRADOR - Agora se é verdade que você está ali, no tribunal da eternidade com Satanás a sua esquerda e Deus, seu juiz a sua frente. Há uma verdade crucial de se lembrar, uma que você nunca, nunca, nunca deve esquecer. E do outro do tribunal. Eu disse, do outro lado tribunal. Vocês não estão me ouvindo esta noite, eu disse do outro lado do tribunal. Está o único filho de Deus, revelado no tempo e espaço, e é seu advogado de defesa e nunca perdeu um caso, não é Buda, Maomé nem Crishna ou qualquer um destes que acabaram morrendo. Senhoras e Senhores do outro lado do tribunal está Jesus Cristo de Nazaré.

JESUS entra correndo animando e com força, vestido com roupas normais, com força e animação.

JESUS - Agora espere um momento Juiz, pois eu tenho uma coisa a dizer, devo lembrá-los o que eu passei há 2000 anos, eu lavei os seus pecados, eu fui crucificado, eu morri e me colocaram em um tumba, mas logo após a meia noite o poder de Deus me tocou e eu sai daquela tumba e aqui estou eu com o poder da ressurreição.

SATANÁS - Está escrito no livro, olhe o livro é só olhar o livro.

DEUS – Está bem. Vamos ver o que este livro tem a dizer.

NARRADOR - Deus virou a primeira página, a segunda, a terceira o Diabo parecia estar chocado.

DEUS – O sangue de Jesus deve ter funcionado pois não há nada neste livro.

SATANÁS – Espere um pouco, está tudo escrito aí, todos os pecados estão escritos, estão todos aí.

DEUS – Talvez seja um engano, pode ser que seja este outro livro que está aqui.

SATANÁS – Não este livro não, não este livro.

DEUS – Nossa Diabo por que você está tão nervoso?

NARRADOR - Deus pegou o outro livro, tirou o pó da capa que dizia “O LIVRO SANTO DA VIDA”. É seu nome no livro, é seu nome no livro, com certeza. Você foi perdoado e seu nome foi escrito, louvem a Deus. Nossos nomes estão no livro, são nossos nomes escritos. Nossos pecados foram perdoados e nossos nomes estão no LIVRO SANTO DA VIDA.

Deus – Tribunal encerrado.

Um comentário:

  1. Lembrei do dia em que estávamos voltando ou indo para algum lugar... Não sei bem, mas vc narrava a história e na minha mente a cena acontecia... E aquela trilha sonora!! Nossa incrível Ra, de arrepiar!! Isso nos palcos ficaria lindo!

    ResponderExcluir